quarta-feira, 9 de abril de 2014

Música medieval na música contemporânea

Poucas vezes o homem deu tanto valor a fé como na idade média, e isso refletia no modo de produzir suas musicas que era com um foco totalmente religioso, toda música de caráter profano não era bem aceita. Essa pratica era reservada a hinos litúrgicos, chamados Cantochão.


E para que essas músicas continuassem de geração em geração era necessário algum tipo de registro, varias tentativas foram feitas, mas nenhuma com sucesso. E para que ela continuasse a existir, dependia da memória das pessoas, só que depois de um tempo esses hinos acabavam sendo alterados. Então foi estabelecido um tipo de escrita baseado no sentido dos movimentos da melodia, chamado Neuma. Esse jeito de escrita foi muito importante, mas também muito impreciso.
A polifonia, duas melodias ocorrendo simultaneamente, pode ser considerada mais uma característica que teve inicio nesta época. Os compositores começaram a fazer experiências juntando as melodias de alturas diferentes conhecidas como movimento paralelo, e esse estilo de composição como Organum paralelo.




Com o surgimento de polifonia, foi necessário fazer uma classificação entre as notas, da mais aguda a mais grave, chamado de intervalo, que é a distancia entre duas notas. Esse intervalo pode ser chamado de composto, quando é ultrapassa a 8ª justa. Pode haver também intervalo aumentado ou diminuto, no qual acrescentamos ou retiramos um semitom; e intervalo melódico ou harmônico em que as notas são tocadas uma após a outra, ou ao mesmo tempo.
Os instrumentos musicais eram ligados a dança ou a canções de trovadores, nas musicas religiosas era proibido o uso, porque eles associavam o modo que esses instrumentos eram feitos, ossos ou matérias vindo de animais, como algo impuro e errado. Os mais comuns eram : charamela, cítola,rebeca, flautas, viela de roda,vicia, harpa e órgão. Se ficou interessado, você pode acessar o link abaixo e ver a variedade de instrumentos medievais, e os sons reproduzidos por eles.


Então, a partir de tudo isso podemos concluir que da música medieval vieram varias técnicas muito importantes que são usadas até hoje, como em uma pauta ter 5 linhas e 4 espaços; ou o uso das claves que, para um músico atualmente, não é possível tocar a musica sem saber em qual clave ela foi escrita; ou a questão de intervalos que são necessários. Portanto graças a essas técnicas criadas na Idade média, hoje temos essa teoria musical riquíssima. 

Os instrumentos também têm forte influência na nossa musica atual. A cítola pode ser comparada com um violão; a rabeca e a viela de roda podem ser associadas com um violino ou a um violoncelo; a charamela pode ser associada saxofone. Essas comparações são feitas por terem um som parecido, mas há características que diferem esses instrumentos.


Cítola                                                                               Violão

                               Rabeca                                                        Viela

                                   Violoncelo                                                Violino                                                                              

                                          Charamela                                                        Saxofone
 Espero que tenham gostado :)


Giovanna Scala

Um comentário: