Na idade média a arte era basicamente composta pela pintura, arquitetura e escultura, cuja controlada pela igreja católica, assim os temas religiosos são claramente expressos naquela época.
A valorização das artes plásticas foi muito relevante abrindo espaço para dois estilos básicos: o românico e o gótico.
O estilo românico prevaleceu na alta idade média, devido ao alto poder aquisitivo da igreja católica e de nobres da época, sua principal característica eram as paredes grossas e muito resistentes e arcos de volta-perfeita e abóbadas. As pinturas e esculturas eram formas de narrar histórias bíblicas e comunicar valores religiosos aos fiéis, devido ao numero excessivo de pessoas analfabetas.
Igreja estilo românico
Paulus und die Empfänger seiner Briefe
Capitel Românico
Segue link com música do estilo românico que remete as características do estilo.
Já o estilo gótico, prevaleceu na baixa idade média e tem como suas principais características a delicadeza, beleza e elegância. Ao contrario do estilo românico suas formas horizontais foram substituídas pelas verticais, assim fazendo com que a construção se aproximasse do céu, suas paredes eram mais finas, dando-as um aspecto mais leve, a quantidade de janelas teve um grande aumento, as torres tomaram as formas das pirâmides e os arcos volta-quebrada e ogivas foram utilizados. As pinturas teve o papel de ensinar a criação divina, quase sempre as pinturas eram vitrais, mas também eram muito comuns pinturas em painéis de madeira e sobre relevo.
Igreja estilo Gótico

A virgem em Majestade
As três virgens
Segue link de músicas medievais características do estilo gótico.
Letícia Shiroma
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir